Notícias
<< Voltar

INÍCIO DAS OBRAS DE RESTAURO NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

 

 

 

 

DOM FILIPE DA SILVA NOVO ABADE DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO

 

 

No último dia 3 de novembro a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica nomeou, através de decreto,  Abade da Abadia de Nossa Senhora do Monserrate do Rio de Janeiro (Mosteiro de São Bento) , o Reverendíssimo DOM FILIPE DA SILVA, OSB, até o momento, Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda, em Pernambuco.  A sua instalação no ofício abacial irá ocorrer no dia 1º de dezembro próximo.

 

O Mosteiro do Rio de Janeiro estava sem Abade desde a renúncia de Dom Abade Roberto Lopes a 7 de agosto de 2010, e vinha sendo governado por Dom Henrique de Gouvêa Coelho, na qualidade de Prior Administrador. A eleição abacial foi realizada dia 11 de setembro passado.  Tendo sido o mais votado Dom Filipe, seu nome teve que ser postulado, conforme as normas do Direito Canônico, por ser Abade de outro mosteiro, sendo o caso levado à apreciação da Santa Sé. O decreto de nomeação, assinado pelo cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de  Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, veio concluir o processo eleitoral.

 

 Dom Filipe nasceu em Rio Largo, Alagoas, a 5 de junho de 1962, tendo portanto 50 anos de idade. Foi batizado com o nome de José Cláudio da Silva.  Formado em Estudos Sociais, foi por vários anos funcionário da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas.  Ele ingressou como postulante do Mosteiro do Rio em fevereiro de 1988, sendo recebido no noviciado por Dom Abade Inácio Accioly a 7 de dezembro do mesmo ano.  Emitiu os primeiros votos nas mãos do mesmo Dom Inácio a 8 de dezembro de 1990, exatamente três anos depois fazendo  a profissão solene, quando o Mosteiro já era governado por Dom Abade José Palmeiro Mendes. Depois de formar-se em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, foi ordenado sacerdote por Dom Clemente Isnard, bispo emérito de Nova Friburgo, no dia 27 de dezembro de 1997. 

 

No Mosteiro do Rio de Janeiro, Dom Filipe desempenhou diversas funções, notadamente a de subprior (de fevereiro do ano 2000 até sua eleição como Abade), vice-mestre de noviços, capelão e professor do Colégio e da Faculdade de São Bento, hospedeiro e mestre dos professos trienais.  

 

A 22 de agosto de 2006 foi eleito Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda, substituindo Dom Abade Bernardo Alves da Silva, que renunciara, tendo recebido a bênção abacial a 14 de setembro daquele ano, das mãos do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho. É ele atualmente o Primeiro Assistente do Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil.

 

Dom Filipe da Silva será o 87º Abade do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

COMPARTILHAR